ACESSEM RÁDIO, TV E REDE SOCIAL

Pesquisa

sexta-feira, 31 de maio de 2024

1 de junho - AS APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA NA VILA DE TURZOVKA-TCHECOSLOVÁQUIA, 1958



APARIÇÃO DE TURZOVKA EM 1958 - A LOURDES DA TCHECOSLOVÁQUIA 
NOSSA SENHORA APARECE A UM GUARDA-FLORESTAL SR. MATIAS LASUT

1º de Junho de 1958 Aparição de Nossa na Lourdes da Checoslováquia ao Vidente Matias Lasut e posteriormente a outros 2 homens

Filme As Aparições de Lourdes 4 onde o vidente Marcos Tadeu relata essa aparições com seus avisos urgentes a toda a humanidade
Edição e narração do vidente Marcos Tadeu Teixeira
Santuário das Aparições de Jacareí-SP-Brasil


ESTE FILME ACIMA RELATA AS APARIÇÕES DE LOURDES A VIDENTE 
SANTA BERNADETTE
AS APARIÇÕES DE TURZOVIKA AO VIDENTE MATIAS LASUT
AS APARIÇÕES DE EL ESCORIAL-ESPANHA A VIDENTE LUZ AMPARO CUEVAS






Sua fé era simples também. Sem uma mãe para instruí-lo, ele tinha, no entanto, aprendeu os fundamentos de ser católico. Ele sabia que o Pai-Nosso e a Ave-Maria e ele compreendeu alguns pontos do catecismo.

Ele seguiu os requisitos da Igreja a respeito de seu casamento eo batismo de seus filhos, mas ele não era tão fervoroso quando veio à missa e confissão e comunhão, para não falar de caridade para com seus semelhantes. Ele não gostava particularmente de muitas pessoas, mas as que ele fez certo de que sabia. Sua fé não faltava tanto como ele era preguiçoso. No entanto, Matus mantidas durante toda sua vida tinha um aspecto que é característico de todos os eslovacos, independentemente do status, uma devoção segunda-humorada de Maria.

Assim foi em 01 de junho de 1958 que Matus estava fazendo sua ronda em Okruhla, uma montanha perto da aldeia de Turzovka. Como de costume, pouco antes de 9:00, ele parou em um ponto do lado da montanha chamado Zivcak (literalmente significa "o retrato"). Em um pinheiro ao lado da pista foi um ícone da Mãe de Deus do Perpétuo Socorro, e foi aí que ele se ajoelhou para rezar:
"Eu orei rapidamente o Pai Nosso e Ave Maria, mas antes de terminar, no final da Ave Maria, de repente, avistei um pequeno flash de luz no meu lado esquerdo. Olhei nesse sentido e para minha surpresa eu vi em uma distância de aproximadamente 12 metros, uma estátua de Nossa Senhora de Lourdes cerca de dois metros acima do chão, como se em um monte ..."
"Uma rajada de vento fraco vindo do leste moveu ligeiramente o véu para revelar no lado esquerdo de sua cabeça uma mecha de cabelos castanhos cor de luz ... Eu percebi que isso não era estátua, mas uma vida de pé estar em uma nuvem pequena como se fosse feita de uma neblina ... "


Matus passou a descrevê-la como tendo as mãos dobradas e usando uma coroa de doze estrelas. Seu cabelo caiu sobre os ombros debaixo de um véu de ouro gumes de branco que se estendia a seus pés. A cinta azul, também debruada de ouro, cinched vestido branco de neve. Em cada pé repousava uma rosa de ouro.
Pendurado no braço direito foi um rosário que chegou até os joelhos - contas brancas de Aves e as de ouro para o Paters. Curiosamente, embora a visão na verdade se assemelhavam fortemente à Nossa Senhora de Lourdes, o rosário que ela segurava era de cinco décadas, e não da década seis descrito por Santa Bernadete.
Um campo de rosas brancas, de repente apareceu a Senhora abaixo e ao redor era uma cerca branca, três das placas foram soltas. A senhora olhou para Matus e apontou para onde havia um pequeno martelo e alguns pregos. Matus compreendeu imediatamente que ela queria que ele concertasse o muro. Inquestionavelmente, ele abaixou-se e começou a trabalhar. Após a conclusão, a senhora parecia satisfeito. Ela então sorriu Matus, estendeu o braço e apertou levemente o rosário que ela segurava. Ele sabia que ela estava pedindo a ele para rezar o rosário - Matus só nunca tinha aprendido que a oração especial de Nossa Senhora.
Antes de seu embaraço alcançou-o, a Senhora voltou a cabeça na direção da árvore onde estava o seu ícone. Matus seguiu seu olhar. Antes que o pinheiro era uma tela que mostra um mapa do mundo e abaixo era uma tela preta.

Foto milagrosa do céu das montanhas de Turzovka

O mapa representado não era incomum que os oceanos, entre os continentes eram azuis e era a terra de várias cores verde e amarelo. Matus foi feito para compreender que as nações verde significava que era bom, agradável a Deus. O amarelo foram os países que haviam abandonado. Na primeira, as cores eram estáveis, mas logo começou a diluir-se e deslocar até o mapa inteiro era amarela. Little explosões irromperam no mapa, primeiro nas costas e nos oceanos. Eventualmente, o mundo inteiro estava em chamas. Na tela preta abaixo da imagem, estas palavras apareceu:

Arrependei-vos! Ore por sacerdotes e religiosos! Rezem o Rosário!
Assustado e confuso, Matus olhou para a senhora. Ela fez sinal para ele olhar para cima dela e um relâmpago rachou o céu sob a forma de um triângulo. Do buraco no céu, Cristo surgiu em toda Sua majestade, vestindo uma longa túnica branca e com uma capa vermelha caída sobre o ombro. Sob o braço esquerdo ele carregava uma cruz e no meio do peito há pulsada uma imagem do seu Coração Sagrado. Três raios brilhantes brotava do coração. Duas passadas por cada um dos lados Matus, mas um centro de direita, passavam por ele, e ele fechou os olhos e desabou no chão.
Ele acordou ao som de sinos. Eram os sinos da igreja próxima de anunciar o Angelus - era meio-dia - ele tinha estado lá por três horas.
Ele se sentou e olhou em volta. O mapa foi embora, assim como as flores e as cerca. E a senhora tinha ido embora também, mas em uma pedra logo abaixo de onde ela tinha aparecido, estava o seu rosário. Ele pegou e começou a rezar. Mistérios Gloriosos formado milagrosamente em seus lábios.
Quando terminou o seu rosário Matus, o entendimento veio a ele que as três placas de vedação, que a Senhora lhe pediu para reparar eram indicativos dos reparos que precisava fazer em sua própria vida. Eles eram seus três principais deficiências e que ele deveria corrigi-los através da oração do Santo Rosário, a recepção dos Sacramentos, com freqüência, e uma amizade com todas as pessoas.
"Depois da aparição, senti uma grande infusão de fé. Primeiro de tudo, eu tive que fazer as pazes com as pessoas que eu tinha entrado em conflito com. Eu gostaria de ter evitado isso, mas senti que tinha que fazer isso. Depois de voltar da montanha nessa mesma noite fui para implorar o perdão de todas as pessoas em Turzovka e da área circundante. Eu fiz isso como se contra a minha própria vontade. E me levou até tarde da noite. As pessoas ficaram surpresos, alguns riram de mim, outros achavam que eu tinha enlouquecido. No dia seguinte, pela manhã, fiz confissão e fui para a comunhão. Daquele momento em diante, eu fui curado de todas as minhas doenças; em primeiro lugar da tosse pesada que tinha e que me incomodou por muitos anos e que os médicos diziam ser incurável ".
Ele não disse a ninguém o que tinha visto.


Matus foi visitado seis vezes mais em Zivcak pela Senhora.
Cada vez que ela apareceu da mesma maneira, como Nossa Senhora de Lourdes, e cada vez que uma visão foi dada a ele da mesma maneira, em uma tela com as palavras legendado abaixo. Cada visão lidou com a condição pecadora do mundo e a vinda de um castigo divino que só podia ser posto fora por meio da oração e da penitência. Ele fez uma descrição geral de algumas de suas visões, mas também viu nomes específicos, lugares e datas que ele iria manter o segredo de todos, exceto o Santo Padre. (O Vaticano nunca fez estas revelações públicas, provavelmente porque os eventos estão ainda em revisão). Na sétima e última aparição em 14 de agosto de 1958, veio como a Imaculada Conceição.
Durante o tempo que Matus estava tendo suas visões, as pessoas começaram a notar uma mudança marcante nele. Os incomodados e perguntou-lhe até que finalmente quebrou o silêncio e contou a sua história.
Em 08 de setembro, festa da Natividade de Maria, um milhar de pessoas acompanhou em uma visita ao ícone no morro. Lá, ele surpreendeu seus novos amigos, anunciando que em três dias, ele seria preso.
Naquela noite, um carro da polícia parado na sua porta da frente. Moradores se reuniram para a casa de Matus eo impediu de ser levado, mas ele foi intimado a comparecer na delegacia no dia seguinte, sob a acusação de incitar a insurreição.
As autoridades comunistas não estavam dispostos a tolerar qualquer resistência sobrenatural a sua autoridade. Ele fez como ordenado e, dois dias depois, eles decidiram que seria melhor classificá-lo como doente mental, ele foi confinado num hospital psiquiátrico "para sua própria proteção."
Matus Lasut foi movido dentro e fora de várias prisões e hospitais pelas comissões encarregado do seu caso. Ele enfrentou dezenove investigações separadas e assinados 120 depoimentos juramentados. Durante o curso de sua investigação, ele era frequentemente sujeito a interrogatórios duas vezes por dia. Electrocussão. Hipnotismo. cura química.
Matus nunca quebrou e nunca renunciou à sua história. A partir dos registros oficiais mantidos durante uma inquisição, o guarda florestal simples reafirmou sua fé para o procurador:
"Mr. Procurador, você tem uma mãe? "
"Sim, naturalmente".
"E você pode negar a sua mãe?"
"Não, eu não poderia fazer."
"Então, você pode ver porque eu não posso negar a minha mãe celeste."


Após cinco anos, Matus Lasut foi finalmente libertado da prisão, mas vivia sob constante vigilância para o resto de sua vida. Deixou meio cego e quase sem dentes dos tratamentos "infligidos, ele foi para a direita de volta ao retornar para sua montanha.
Ele descobriu que, apesar das tentativas da polícia para deter os peregrinos por cortar árvores e queima de imagens da Virgem, o local das aparições foi crescendo mais caro e mais forte no coração de seus compatriotas a cada dia.
Na verdade, os visitantes de outras partes da Tchecoslováquia começou a pingar no Turzovka e logo seguido por austríacos e alemães e outros. Muitos ofereceram dinheiro para Matus, mas ele nunca aceitou um centavo, preferindo viver a sua vida na pobreza.
Mas a história de Nossa Senhora da Turzovka não termina aí.

O restante da história começa com um homem chamado Jaroslav Zaalenka. Ele teve um sonho no qual uma mulher bonita lhe disse para ir até a montanha (Okruhla) e cavar. Não entendendo o que ele deveria fazer, ele não seguiu suas instruções, até depois da terceira noite do mesmo sonho.
Ele trouxe a pá para a montanha e vagava à procura de um lugar que ele deveria cavar. Em uma perda de orientação, ele escolheu um lugar aleatório que não era muito rochosa. Mal tinha começado quando a moça de seu sonho, de repente apareceu e falou com ele.
"Não aqui", disse ela, "mas lá, onde você vê os brotos."
Ele andou até a samambaias e definir sua pá abaixo das raízes. Como o pé empurrou a pá no solo macio, as samambaias desapareceu e a água começou a borbulhar. Ele se virou para olhar para trás na senhora, mas ela se foi.
Seis molas mais formada sobre a montanha nos anos seguintes, quando nunca tinha havido um único registrado em sua história.
Palavra de curas milagrosas começaram a se espalhar.
Freiras, padres, médicos, engenheiros e pessoas de todas as esferas da vida jurou os efeitos curativos da água. O câncer de pulmão. Cegueira. Paralisia. Logo, mediante pedido, jarros de água foram enviados para Roma. A profecia teria feito pelo visionário e estigmatizada Teresa Neumann para Kaspar eslovaco Karol Bispo em 1920, aparentemente tinha sido cumprida:


"Em poucos anos, você terá outra Lourdes, na Eslováquia, onde você vai em peregrinação".

Até mesmo o nome de Padre Pio foi trazido para a mistura depois que ele escreveu em uma carta a um padre jesuíta eslovaca ", Turzovka - É uma aparição fé. Com o tempo, ele se tornará a LOURDES Eslováquia!"

quinta-feira, 30 de maio de 2024

31 de maio NOSSA SENHORA DA PENHA OU NOSSA SENHORA DA PENHA DE FRANÇA

Nossa Senhora da Penha de França ou Nossa Senhora da Penha é um dos nomes que recebe Maria, mãe de Jesus, que apareceu à Simão Vela no norte da Espanha, numa serra chamada Penha de França.


Lá, sua festa é comemorada no dia 8 de abril, em São Paulo ocorre a cada 8 de setembro, e em Resende Costa, onde é padroeira , comemora-se no dia 1° de setembro.

História


Existe no norte da Espanha uma serra muito alta e íngreme chamada Penha de França, na província de Salamanca, na qual o Rei Carlos Magno teria lutado contra os mouros.

Por volta de 1434, segundo algumas fontes históricas no dia 19 de maio, certo monge francês sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que estava enterrada no topo de escarpada montanha,em razão de uma guerra entre franceses e muçulmanos, na qual os católicos escondiam suas imagens para não serem destruídas, cercada de luz e acenando para que ele fosse procurá-la.


Simão Vela, assim se chamava o monge, durante cinco anos andou procurando a mencionada serra, até que um dia teve indicação de sua localização e para lá se dirigiu.

Após três dias de intensa caminhada, pela razão de segundo ele próprio, em seus êxtases ouvir sempre a advertência divina: "Simão, vela e não durma!" (pelo que passou a adotar o sobrenome de Vela, como ficou conhecido), escalando penhas íngremes, o monge parou para descansar, quando viu sentada perto dele uma formosa senhora com o filho ao colo que lhe indicou o lugar onde encontraria o que procurava.

Auxiliado por alguns pastores da região, conseguiu achar a imagem que avistara em sonho.


Construiu Simão Vela uma tosca ermida nesse local, que logo se tornou célebre pelo grande número de milagres alcançados por intermédio da Senhora da Penha, e mais tarde ali foi construído um dos mais ricos e grandiosos santuários da cristantade.

Iconografia da imagem

A imagem comum do título é a do viajante a cavalo, atacado por uma cobra e salvo por um jacaré (versão brasileira do lagarto).

No alto vê-se Nossa Senhora da Penha com o Menino Jesus no braço esquerdo e a mão direita estendida segurando às vezes um cetro.
Esta representação da Virgem Maria é geralmente em pinturas, pois as esculturas mostram somente Maria com o Menino ao colo.

Milagres - Devoção a Virgem da Penha em Portugal

Um tempo após a famosa batalha de Alcácer-Quibir, uma peste assolou Portugal e como a Espanha se livrara do flagelo graças à intervenção de Nossa Senhora da Penha de França, o Senado da Câmara de Lisboa prometeu à Mãe de Deus construir um grandioso templo, se ela livrasse a cidade da moléstia.

Extingui-se a epidemia quase subitamente, a Câmara mandou edificar magnífico santuário naquele local.

Este templo passou a atrair milhares de peregrinos e em certa ocasião um devoto, tendo subido ao alto da penedia vencido pelo cansaço adormeceu.

Uma grande cobra aproximou-se para picá-lo quando um enorme lagarto saltou sobre ele despertando-o a tempo de matar a serpente com o seu bastão.

Essa é a razão pela qual a imagem de Nossa Senhora da Penha tem aos pés um peregrino, a cobra e o lagarto.

Com a expansão ultramarina portuguesa a invocação de Nossa Senhora da Penha de França foi espalhada pelo mundo sobretudo no Brasil onde existem muitas igrejas onde é venerada.

SANTUÁRIO DA PENHA DE FRANÇA, ESPANHA


Voltando à serra da Penha de França em Espanha, dali podemos ver os pássaros de cima. Quanto às vistas, perdemos o horizonte. Podemos contemplar um vastíssimo panorama e descobrir algumas das povoações assim como as diversas serras que a cercam. Sem dúvida que este local é sagrado e só podia albergar um santuário.

Além das vistas encontram-se recantos naturais e agrestes assim como construções das quais aqui descreve-se algumas:

A igreja que acolhe a imagem de la Virgem Morena, de estilo gótico do sec. XV, robusto e primitivo, sem ornamentações, adequado às condições climatéricas do local. 
O ambiente que se respira no seu interior é de um autêntico misticismo ideal para um encontro com o divino.

A imagem está colocada num camarim sobre uma peanha de pedra situada no ponto mais alto da montanha. Se não estiver a decorrer nenhuma Missa é possível passar por de trás do camarim e tocar no manto da Virgem. Por curiosidade, sabe-se que a imagem original foi incorporada nesta em 1890 por se encontrar muito degradada. O portal é do sec.XVII de um estilo sóbrio e austero. A torre é mais tardia, sec. XVIII.


- Santuário da Penha da França:
(da esquerda para a direita)
1- Subida para o santuário.

2- Entrada da igreja.

3- Altar-mor com o camarim onde se venera a Virgem Morena. O peregrino pode subir, por trás, até ao camarim e tocar no manto de N.ª S.ª da Penha.

4- "Nuestra Señora de la Peña de Francia".

5- Nervuras da abobada da nave principal.

6- Nave principal e coro alto.

O convento foi construído nos sec. XV e XVIII. São visitáveis os corredores que ladeiam o pequeno claustro que incorpora uma cisterna de nome “Poço Verde”, para onde vão as águas canalizadas das chuvas ou neves dos telhados.

- Convento e Hospedaria:
1- Entrada do convento.

2- Um dos corredores do claustro onde no lado direito se encontra o acesso ao "Poço Verde".

3- Refeitório adaptado a sala de exposições.

4- Hospedaria no lado oposto ao convento. Observe a forma como construiram as janelas. Devido ao clima agreste do monte onde os ventos são muito fortes optaram por janelas de correr sobre calhas lavradas na pedra.

A Hospedaria situada em frente à fachada do santuário está hoje convertida numa unidade hoteleira e onde se podem comprar “recuerdos”.

A Plaza, de planta irregular, construída entre a abside da igreja e a capela de La Blanca. No centro encontra-se “El Rolo” símbolo da autoridade civil do santuário sobre os povos das redondezas.


Plaza, “El Rolo” e Capela La Blanca:
1- Torre do santuário num dos cantos da Plaza.

2- Plaza onde no meio se situa "El Rolo" e ao fundo a capela La Blanca.

3- Altar-mor da capela La Blanca.

4- Nervuras de belo efeito do tecto da capela La Blanca.

5- Marco indicando o protectorado da Virgem a Portugal e às antigas possessões portuguesas.

6- Interior da gruta no subsolo da capela La Blanca.

Existem várias capelas destacando-se a de La Blanca do sec, XVI construída sobre a gruta onde foi descoberta a imagem da virgem. Faz-nos lembrar o nosso santuário da Nazaré com a sua capelinha onde no seu interior também se encontra uma gruta que guardava também a imagem da Virgem.

Tem um tecto magnífico com diversas nervuras e a descida à gruta é feita por umas estreitas e íngremes escadas de pedra. O mistério mistura-se com o sagrado.

Veneração da Virgem da Penha no Brasil

ESPÍRITO SANTO

No Brasil, a devoção veio trazida pelos portugueses, nossos colonizadores. A primeira ermida em sua honra foi erguida em Vila Velha, na antiga Capitania do Espírito Santo, entre 1558 e 1570 pelo Frei Pedro Palácios, um espanhol fervoroso devoto da santa. Depois foi erguida a da Penha do Irajá (1635).
Igreja e Convento da Penha no Espírito Santo

RIO DE JANEIRO

A segunda ermida surgiu após a fundação da Fazenda Grande ou de Nossa Senhora da Ajuda, na freguesia de Irajá, no Rio de Janeiro.
Na cidade de São Paulo, em 1667, foi erguida uma pequena capela em devoção a Nossa Senhora da Penha de França e, em seu entorno, desenvolveu-se um dos bairros mais antigos, populosos e tradicionais da capital paulistana: a Penha de França, que, atualmente, abriga a antiga igreja matriz (na região conhecida por "igreja velha") e a basílica (conhecida por "igreja nova"), cuja pedra fundamental foi lançada em 1957.


Ambos os templos são dedicados a Nossa Senhora da Penha de França e sua data festiva é celebrada a cada dia 8 de setembro.


LENDA DA DEVOÇÃO
Tudo começou no início do século XVII, por volta do ano de 1635, quando o Capitão Baltazar de Abreu Cardoso ia subindo o Penhasco (grande pedra) para ver as suas plantações, uma vez que era proprietário de toda a área no entorno do atual Santuário.

De repente foi atacado por uma enorme serpente. Baltazar, que era devoto de Nossa Senhora, quando se viu só e incapaz de se defender, pediu socorro a Nossa Senhora gritando: "Minha Nossa Senhora, valei-me!".

Nesse preciso momento surgiu um lagarto inimigo das serpentes, e travou-se uma luta mortífera entre os dois animais. Baltazar por sua vez, não perdeu tempo e fugiu.

Depois de se recuperar do susto, Baltazar reconheceu que o lagarto apareceu precisamente no momento em que ele pediu a proteção da Virgem Maria. Agradecido, por tão importante gesto maternal, Baltazar construiu uma pequena capela onde pôs uma imagem de Nossa Senhora. 


Se antes o Capitão Baltazar subia o penhasco para ver as suas plantações, a partir daí passou a subir também para agradecer tão primoroso gesto de carinho que a Mãe do Céu teve para com ele.

Assim como ele, também os seus parentes, amigos e vizinhos e até mesmo pessoas curiosas, que à distância viam a pequena capela, passaram a subir a grande pedra (daí vem a palavra Penha) uns para pedir e outros para agradecer graças alcançadas por intercessão da Senhora do alto do Penhasco – Penha.

De tanto as pessoas dizerem: vamos à Penha visitar Nossa Senhora, passaram a dizer: vamos visitar Nossa Senhora da Penha.

A devoção à Nossa Senhora da Penha foi se espalhando e cada vez era maior o número de pessoas que visitavam este lugar sagrado e encantador. Umas para pedir e outras para agradecer a sua intercessão.

O capitão Baltazar doou todas as suas propriedades a Nossa Senhora da Penha, havia necessidade, porém, que alguém, com crédito, administrasse responsavelmente esse patrimônio.

Foi criada então a Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Penha no ano de 1728 a qual com muito zelo e dedicação demoliu a primeira capela - muito pequena - e construiu outra, com uma torre onde foram colocados dois pequenos sinos.

Mais tarde, no ano de 1870, foi demolida esta capela e construído no seu lugar um novo templo: uma igreja com uma torre e novos sinos. Por volta do ano de 1900 houve uma nova intervenção.

O templo foi ampliado, ganhando duas novas torres, nas quais, mais tarde, foi instalado um carrilhão com 25 sinos de origem portuguesa, adquiridos na Exposição Nacional do 1º Centenário da Independência do Brasil. Este Carrilhão foi inaugurado em 27 de setembro de 1925 com a bênção do então Núncio Apostólico no Brasil, Cardeal Dom Henrique Gasparri.

A Escadaria da Penha

No ano de 1817 subia a pedra um piedoso casal quando a esposa, Sra. Maria Barbosa, comentou com o marido que pediria à Nossa Senhora da Penha para interceder por eles para que Deus lhes concedesse um filho, já que estavam casados há alguns anos e não tinham filhos.
A Sra. Maria Barbosa confiou, pediu e prometeu que se tivesse um filho mandaria esculpir no duro granito do penhasco uma escadaria para facilitar o acesso dos devotos de Nossa Senhora da Penha ao Santuário. No ano seguinte o casal era presenteado com um lindo filho e no ano de 1819 a escadaria estava pronta. São 382 degraus talhados na própria pedra, mais ainda do que o número de dias do ano.
O Santuário hoje

Colocado à entrada da cidade, com o sorriso de Mãe aos que chegam, quer pela Av. Brasil ou Linha Vermelha, quer pela Ponte Rio- Niterói ou mesmo pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Santuário de Nossa Senhora da Penha é, por excelência , o trono que Maria, Mãe de Deus, escolheu no Rio de Janeiro, para ser o centro de sua devoção entre nós.
A este Santuário acorrem milhares de peregrinos vindos de todo o Brasil e do exterior, para trazer-lhe os seus agradecimentos por graças alcançadas, ou pedir a sua intercessão.

À medida que vamos subindo a colina sagrada, sentimos que o ambiente se torna mais religioso. São inúmeras as pessoas que sobem a escadaria rezando, sobretudo a oração do terço.


No dia 15 de junho de 1935, por decreto de Sua Santidade o Papa Pio XI, a Igreja de Nossa Senhora da Penha foi agregada à Sacrossanta e Patriarcal Basílica de Santa Maria Maior de Roma. 


No dia 15 de setembro de 1966, o Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, então Arcebispo do Rio de Janeiro, elevou o templo sagrado de Nossa Senhora da Penha à categoria de Santuário Perpétuo.


No dia 31 de maio de 1981, o Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, atendendo aos desejos de Sua Santidade o Papa João Paulo II, elevou o Santuário de Nossa Senhora da Penha à categoria de Santuário Mariano Arquidiocesano.

SÃO PAULO


Na cidade de São Paulo, em 1667, foi erguida uma pequena capela em devoção a Nossa Senhora da Penha de França e, em seu entorno, desenvolveu-se um dos bairros mais antigos, populosos e tradicionais da capital paulistana: a Penha de França, que, atualmente, abriga a antiga igreja matriz (na região conhecida por "igreja velha") e a basílica (conhecida por "igreja nova"), cuja pedra fundamental foi lançada em 1957. Ambos os templos são dedicados a Nossa Senhora da Penha de França e sua data festiva é celebrada a cada dia 8 de setembro.

MINAS GERAIS

 
Devoção a Nossa Senhora da Penha em Resende Costa/MG: Segundo moradores e fiéis, por volta de 1830, talvez alguns anos a mais ou a menos, o então padre residente em Resende Costa, na época Curato, Pe. Antônio de Pádua, após cumprir suas obrigações religiosas, se dirigia para o casarão da chácara Dr. Gervásio e se colocava a esculpir a imagem da então padroeira de Resende Costa, Nossa Senhora da Penha de França.

Logo no início do trabalho, o padre escultor plantou algumas palmeiras na estrada da chácara, de um lado e outro.
No final do trabalho, tendo a imagem esculpida, a comunidade se colocou em procissão, no dia 1° de setembro (motivo pelo qual Resende Costa dedica esse dia a Nossa Senhora da Penha de França e não o dia 8 de abril, como é próprio da liturgia católica), com a imagem nos ombros, em direção à Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha de França, onde passou ocupar o local mais alto do altar-mor, que ocupa até os dias atuais.


BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DA PENHA 
DE RECIFE, PERNAMBUCO

Em 1656, o Sr Belchior Alves presenteou sua mulher, Joana Bezerra, com um terreno para a construção da igreja.
Ao seu lado começou a ser erguido, também, um hospício para os frades.
Por questões políticas entre França e Portugal, os frases franceses foram expulsos, e a igreja, abandonada.
Em 1709, os capuchinhos italianos reassumiram as obras.
A Basílica é de estilo coríntio e é o único exemplar do Recife.
Em seu interior, estão pinturas, em afresco, do pernambucano Murilo de La Greca.
Junto ao templo está o Museu Dom Vital, que abriga objetos pessoais do combativo bispo.

A Basílica de Nossa Senhora da Penha, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, constitui um imponente edifício na paisagem urbana do Bairro de São José – fortemente marcada pela presença das torres sineiras altas e delgadas e da enorme cúpula do transcepto, símbolos de uma forte religiosidade – que norteou a configuração urbana do início da formação da cidade.
A volumetria da Basílica destaca-se no contexto pela sua monumentalidade e singularidade que, além da pertinência como elemento arquitetônico, o partido de planta em cruz, ao gosto românico, coroa a devoção religiosa cristã tão forte na cidade do Recife.

Nossa Senhora da Penha é a Padroeira da Indústria e do Comércio de Recife

IMAGENS DIVERSAS DE NOSSA SENHORA DA PENHA
 
Senhora da Penha de recife

 
Senhora da Penha do rio de Janeiro
Senhora da Penha de França na Espanha 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...